Monday, November 28, 2005

Os meus leitores

Ja passou o fim de semana do Thanksgiving. Foi engracado, nao comi peru nenhum, fartei-me de pastar em casa. Mas tambem fui esquiar. Pena que desta vez nao tenha tantas aventuras para contar como tinha quando fui esquiar na Alemanha. Essa viagem foi objecto de um dos meus famigerados reports. Eu nao tenho nenhuma copia desse mail. Se alguma alma caridosa tiver esse mail perdido na sua caixa, peco o favor que mo reenvie, e com todo o gosto que o faco um post aqui no blogzinho.

Quanto ao ski propriamente dito, ja me consigo aguentar de pe a maior parte do tempo, o que ja nao e nada mau. Tambem fui sair a um sitio chamado Madison no Wisconsin, uma cidade no meio do nada, e percebi porque e que se costuma dizer que quanto menos para fazer, mais as pessoas bebem... eram 2 da manha e havia muitas borracheiras gigantes (nao a minha, eu estava muito calminho) perdidas nessa cidade no meio do nada...

Bem, mas vamos ao titulo. Resolvi pegar nas estatisticas dos meus leitores e ver como se comporta o meu mercado. Aqui esta o magnifico grafico.

Conclusoes que se podem tirar deste meu mini estudo de mercado:

- os meus leitores vem ver o meu blog durante a semana. Vao trabalhar, meus caloes!

- Tenho uma base de 13 fieis leitores que, quer eu escreva, quer eu nao escreva, voltam sempre...

- A noticia do bebe levou ao record de leitores, 29 num dia! OK, ja vi que o bebe ja e oficialmente mais importante do que o pai dele... ja agora, comecem ja a pensar nas prendinhas que lhe vao dar... da um jeitao, quando forem pais percebem-me ;)

O ultimo paragrafo serve para louvar o meu amigo desterrado em Angola... ele adivinhou a autoria da frase de um post perdido algures em Outubro. Talvez porque algum dia no nosso periodo universitario a tenhamos discutido, mas aqui fica o meu abraco e a promessa de uma cerveja no Bairro quando ai estiver :) Saudades dos tempos de boa vida IST...

Friday, November 25, 2005

A festa, o stress e o frio

Agora que o bebe se tornou algo mais material, mais real, confesso que encosto as minhas ideias a imagem de ser pai. E fico um pouco envergonhado com o meu post anterior. Mas a celebracao fala mais alto... deixem la estar a lata de Foster's. Estao os dois (mae e bebe) em grande forma e isso chega para dormir bem! E, pela quantidade de pontapes que o pequeno manda, ja o estou a imaginar a fazer as mesmas tropelias que eu fazia... estamos mal, vou ter que encontrar pedal para ele!!!!

Mas nem tudo sao rosas por terras do Tio Sam... tenho uma quantidade de trabalho gigante para fazer, e os exames estao a porta... nao sei como vou dar conta desta gaita toda, mas logo se ve.

e ESTA UM FRIO DE RACHAR! -8, com wind chill de -17...

E tudo por hoje....

Wednesday, November 23, 2005

Ressaca


Hoje custou-me a adormecer... a cabeca a andar a roda a conta de uma coisa chamada Oil Can da Foster's, uma lata gigante de cerveja. Depois da oil can, o rum com coca cola ainda me destruiu mais, provavelmente porque o rum tinha origem nalguma destilaria de Indiana, o equivalente a Sacavem ai em Pt...

O certo e que fiquei enjoado. E o enjoo perdurou ate ao momento em que, pelas 8 da manha, o trim-trim do skype me tirou da cama. O toque do skype e um remake daqueles telefones pretos de rodar que todos tivemos o prazer de utilizar. Alias, uma das coisas mais presentes na minha memoria desses telefones negros e o "microfone" dos telefones dos cafes, uma das coisas mais repugnantes do universo. Voltando ao acordar... o estomago aos reboloes, a cabeca a latejar, o ruido irritante do skype, e eis que ouco a voz reconfortante o pinguim a dizer:

E UM RAPAZ!!!!!!!!!!!!!!

E la regressei eu a cama para tentar dormir mais um bocadinho... OLE!!!!

Thursday, November 17, 2005

Passa o tempo devagar

Chegou o frio. Numa semana, o tempo transformou-se e os termometros baixaram aos -10 Celsius (20 Fahrenheit). Como aficionado do Weather Channel, dei por mim a ver hora a hora a evolucao do tempo, e vi os anuncios de neve transformarem-se em pequenos flocos a cair na minha janela. No entanto, eram tao pouquinhos que nao foram suficientes para deixar tudo branquinho. Mesmo assim, deu para ver a utilidade do meu novo casaco, adequado para estes frios.

Adoro a conversa do tempo. E absolutamente inutil. E mais uma constatacao da nossa pequenez, da nossa igualdade face aos elementos, do nosso amor pela existencia. Quem nao gosta de comentar o sol magnifico de um dia de Novembro ou a chuva quente de Verao? No entanto, nao ha comentario mais inutil, todos vemos o tempo, ninguem pode muda-lo. Ha poucas conversas assim, em que todos observamos o mesmo, concordamos, e, mesmo assim falamos nisso.

Ha muitas outras conversas que deviam ser assim. A ingenuidade e inocencia da nossa condicao dever-nos-iam orientar nas nossas relacoes e por para tras todos os nosso preconceitos ou eventuais interesses camuflados numa relacao. Mas nao e assim. Todos temos a nossa agenda bem interiorizada.

O MBA ja nao e a universidade. A ingenuidade e boa vontade no relacionamento desapareceu, ha um objectivo claro em rentabilizar o investimento, e cada momento e usadonesse sentido. Sou um observador previlegiado deste facto. Nas conversas iniciais, o meu activo "nacionalidade" revela-se de muito pouco interesse para a maioria dos meus interlocutores. A maior parte repara com rapidez a pouca utilidade do meu contacto no seu valor como Network. Mas depois, se a conversa avanca, quando revelo o meu empregador anterior, nota-se uma transformacao de atitude e os ouvidos mudam... tornam-se mais atentos e curiosos. Quem nao tem vontadinha nenhuma de falar nisso sou eu... e eles viram as costas novamente ao ver que nao faco uso disso. Um colega meu disse uma vez: "You don't look like a (o nome da companhia) kind of guy... They are mostly pen-pushers and you look more down to earth." Fiquei cheio de orgulho com este comentario, pois e exactamente como me sinto :)

A conclusao que tiro deste comportamento e que a minha geracao especifica (formados em 2001 ou 2002) viveram fortes dificuldades na carreira, em especial nos EUA, onde o recrutamento foi reduzido de forma expressiva, e isso nota-se no apego ao desafio e na vontade em ser bem sucedidos. Humanamente, e um comportamento discutivel. Economicamente, vai ter resultados optimos a medio prazo. Aposto que sera das geracoes mais bem sucedidas. Digo isto porque mesmo os meus colegas de Kellogg de 2o ano reconhecem que o meu ano anda a "over doing it".

Chill out, relax. Nao voltaremos a ser estudantes tao cedo :)

Saturday, November 12, 2005

Interregno


De 1383 a 1385 houve um reino sem rei. Mesmo assim, esse pais dura ha 877 anos (sim, a Batalha de S. Mamede... uma guerra matricida marca o inicio desse pais). De 27 de Outubro a 12 de Novembro houve um blog sem autor. Acontece a todos. Duvido que tenha a longevidade desse pais, mas vai durar bastante, com certeza.

Pelos USA, a descricao desse pais dada pelo estudante que vos escreve e "o segredo mais bem guardado no mundo". Tao bem guardado, que num joguinho que eu gosto de fazer, poucos sao bem sucedidos. Costumo perguntar: "O nome de 2 portugueses, sem ter nada a ver com o futebol e excluindo-me da lista". Pois bem, ninguem se lembra de nenhum. La tenho q arrancar o nome Magalhaes, que apesar de ter feito a sua viagem em nome do reino vizinho, e o nosso conterraneo mais conhecido por estas bandas.

Mas ha surpresas. No decorrer da visita exaustivamente descrita pela minha cara metade no gato psicopata (ver os links...), quando entrei numa das milhentas salas, estava uma estudante a esforcar-se por copiar um quadro. Ao ve-la, desviei-me e ponderei passar por cima do quadro. No entanto, ao olhar de esguelha para o original, um sorriso de orelha a orelha encheu-me a alma de orgulho, e vemos como o segredo bem guardado que somos, nao deixamos de contribuir aquele bocadinho, guardado num canto de um dos maiores museus do mundo... O quadro era este:


A copia da estudante nao estava grande coisa, ha que ser franco... Ja agora, aguardo os comentarios com o nome desse conterraneo do Nuno Gomes do Benfica (alguem se lembra de outro notavel dessas bandas?).

So mais uma curiosidade... O Miguel Sousa Tavares e o Jose Antonio Saraiva (se nao me engano), partilharam do meu sentimento de burrice. Mais eloquentes com certeza, mais lidos que eu com ainda mais certeza. mas ainda bem que ha muitos burros como eu....

Web Counter
Transeuntes equivocados