Sunday, October 09, 2005

Autarquicas!


Sempre que ha eleicoes, tenho um prazer especial em analisar os resultados com minucia e observar algumas curiosidades... os resultados do PS e do PSD ja os sei de memoria de tanto os ver repetidos e discutidos na noite eleitoral. E sempre um serao de grande prazer, perca ou ganhe aqueles por quem eu torco. Sim, porque ja todos devem ter notado que a politica em Portugal e uma questao em tudo semelhante ao futebol. Torce-se fanaticamente por aqueles que preferimos e cascamos nos outros. A miopia politica e das coisas mais estranhas que posso imaginar. Politicos, homens e mulheres bem formados e supostamente inteligentes, mas que nunca conseguem ver uma coisa bem feita nos adversarios e, quando criticam internamente, sao dissidentes ou mesmo expulsos (nesse exemplo democratico chamado PCP...). Nunca vi (no meu tempo de vida) um grupo de deputados alinhar-se por um interesse comum que nao fosse a linha do partido, excepto no caso do deputado do queijo ou nesse trauma nacional do aborto. Mas esta discussao fica para outras nupcias... (estou a falar do sistema politico em Portugal, nao a questao do aborto, essa vejo-a como um assunto pessoal de cada um onde nao ha muito a ganhar em discutir com outras pessoas)

A primeira curiosidade do dia seguinte e observar as repetidas retumbantes vitorias da CDU, sempre a descer e sempre a vencer, no Redondo, no Sobral de Monte Agraco e noutras camaras importantes... mas nao e que desta vez ganharam mesmo... recuperaram o Barreiro e mais outras 6 camaras, perderam 4, e desta vez parece que aumentaram a votacao total e tudo! E o CDS com apenas 1 camara... ja nem precisa de um taxi, uma vespa chega :))))) Se bem que ainda tem mais umas quantas em coligacao, ha que nao esquecer.

A segunda coisa que observo sao os resultados das curiosidades, dos partidos pequeninos.

E uma pena que o numero de partidos esteja a diminuir, e sempre um divertimento ver aqueles tempos de antena fabulosos, saidos dum filme dificil dos anos 70, com bigodes, camisa de mangas arregacada e imagens da revolucao. Mas o PSR juntou-se com a UDP, a Politica XXI (lembram-se do tipo sopinha de massa?) e a FER (Frente de Esquerda Revolucionaria), o PSN desapareceu, o MLS nao concorreu, a FSP tambem nao. Choro o desaparecimento dessas perolas... Sobra o Partido Humanista e o PCTP (ou apenas Garcia Pereira). Ainda assim, para animar a festa, ha uns maluquinhos novos, cujo discurso sobre o racismo tem a seguinte joia la no meio: "Racismo é detestar os outros grupos étnicos. E nós não detestamos os africanos, os asiáticos, etc. Mas consideramos que nós, Portugueses, temos o direito de preservar a nossa identidade e de mandar na nossa terra, tal como os outros povos têm o direito de preservar a sua identidade e de mandar nas suas terras." Adoro o "mas" no meio da frase... enfim, a coboiada continua!

Bem, mas voltando ao resultado, aqui esta a tabela da minha 'home town':



E facil verificar quem sao as curiosidades...

O Partido Humanista, com a sua candidata Ana Pinto, com um ar simpatico de frente, mas com umas barbas suspeitas quando de perfil (vide www.movimentohumanista.com/ph/xpagina.php?tema=eleicoes&subtema=a2005b&concelho=coimbra), nao conseguiu mais do que 163 votos. Ou seja, com o minimo de 15 candidatos na lista, mais outros tantos para a Assembleia Municipal e uns 10 para a Assembleia de Freguesia de Santa Clara (onde tambem concorreram), 40 pessoas convenceram, em media, 3 outros eleitores a votar neles!!! Isto supondo que ninguem votou neles por puro divertimento ou por engano, e que nenhum deles tem familia em Coimbra (espero que eles consigam convencer os familiares, se nem o amor maternal vai nos argumentos, desistam!) Eu sugiro uma abordagem mais pragmatica. Facam campanha pelo "Use o boletim como o Euromilhoes". Havendo 6 partidos na eleicao, bastava convencer 1000 pessoas a faze-lo e ja tinham aumentado a votacao. A outra opcao e, na proxima reuniao do 'comite', colocar como objectivo "Convencer 6 pessoas nas proximas 2 semanas de campanha eleitoral" para cada candidato, nem que para isso seja preciso passar 2 horas por dia no Academico em conversas de cafe ou apostar na area dos Alzheimer do hospital... outra alternativa era conduzirem os carrinhos deles e levar umas quantas pessoas a votar, evitando o autocarro, e ja estava... (acho que esta e ilegal, se bem que facilmente se perdoaria o pecado ao PH...)

A prova como a questao do hospital pode ser uma boa aposta e a votacao do enfermeiro Joao Paz do PCTP/MRPP, um fiel seguidor do Garcia Pereira ou um tipo que ficou retido no Verao Quente, quando se metiam a cacetada contra um outro partido de esquerda de que nao me recordo o nome. Esse dedicado funcionario do sistema publico de saude tem um proposito claro na sua candidatura “O nosso objectivo principal é que o povo veja que a única solução é lutar” (vide fabulosa entrevista http://www.acabra.net/artigo.php?id_artigo=105 ). Quase que apostava que 70% dos 710 votos proveem de pessoas com quem ele longamente conversou enquanto lhes "tratava da saude". Ao menos, se partirmos para a luta, e sempre reconfortante saber que temos um enfermeiro do nosso lado!

Espero ansioso pelos candidatos a PR... cheira-me que aquele advogado do Bibi ainda vai fazer parte deste blog la para Janeiro.

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Belo texto, mas não se diz rotumbante, mas rEtumbante.Manda para um jornal...cá do burgo, como a visão, em prespectiva do transcendente acto, que ontem teve lugar.Talvez seja isso que faz falta.Adivinha quem escreveu?...

06:29  
Anonymous Anonymous said...

Azares de quem nao tem o corrector do word a mao... ja esta corrigido, muito obrigado. E as minhas desculpas pelo erro.

08:17  

Post a Comment

<< Home

Web Counter
Transeuntes equivocados