Thursday, October 27, 2005

A minha simplicidade

Ha muitas coisas no mundo que me fazem sentir burro. Mas ha umas pior que outras.

Nao compreendo algumas coisas do mundo da matematica. Nao compreendo algumas coisas da fisica. Fico perplexo com o comportamento humano. E nao compreendo julgamento nenhum que ocorra em Portugal.

Para este vosso simplorio, a justica serve para punir aqueles que nao cumprem o estipulado na lei. E, para mim, o valor maximo que estes perseguem e a verdade. Ponto final.

Pois bem, ao observar o que ocorre na maior parte das situacoes no nosso cantinho a beira mar plantado, alem da verdade, persegue-se a pureza processual. Com primazia desta sobre a primeira. Entao, aos olhos deste leigo e com base apenas na comunicacao social, que vale o que vale, a arte do advogado consiste nao na garantia de um julgamento justo e transparente mas na quantidade de falhas processuais que encontra e que consegue arrastar o processo ate a nulidade do mesmo, baralhando os simples como eu.

No entanto, nao conheco nenhum juiz despromovido, nenhum policia ou ministerio publico multado. Eu, quando faco o meu trabalho menos bem, a probabilidade de nao progredir na carreira e grande e tal reflecte-se no meu vencimento. Mas na Justica nao. Falha-se muito, é o que parece a este vosso simples que assiste da tribuna ao espectaculo judicial. Mas, com tantas falhas potenciais, nunca ninguem se questionou se as regras em si obrigam a um numero tal de purismos processuais, que nao ha maneira de nao falhar? Parece aquele jogo do cirurgiao, em que tem que se meter uma agualha num buraco minimo e andar a fazer trinta por uma linha, e aquilo apita cada vez que se toca em alguma coisa. Ninguem acaba o jogo, aquilo esta sempre a apitar.

Os juristas que expliquem a esta alma simples de que serve tanta regra. Afinal, nao e a verdade o que mais importa? Ou os acusadores sao sempre uns nabos? Ou o processo e, de facto, kafkiano?

Isto tudo porque:
"O julgamento da autarca Fátima Felgueiras poderá ser adiado por mais de um ano. O Tribunal da Relação de Guimarães deu hoje provimento ao recurso de Fátima Felgueiras pedindo a anulação dos depoimentos de três arguidos e das escutas telefónicas constantes do processo.
Segundo fonte judicial, a anulação dos depoimentos e das escutas telefónicas obriga à repetição de toda a fase de instrução do processo, incluindo o debate instrutório"

in Expresso Online, 24 Out. 2005

Segundo li noutro sitio qualquer, as escutas estiveram 3 semanas ate serem transcritas, constituindo tal razao suficiente para serem anuladas como prova. Sim, aposto que passaram aquilo a um dos 3 especialistas em som e manipularam a conversa para incriminar a dita senhora. E aqui vai mais um ano.

Nao compreendo. A serio que nao compreendo. Nao e um estado de direito. E um estado de processos de Direito, o que e uma coisa totalmente diferente.

Foi um post foleiro, eu sei... Mas, como nao tenho ninguem para comentar estas coisas, desabafo nos meus leitores. Ah, os Sox ganharam!!!!!! 4-0, World Series em Chicago! Houve um fan dos Cubs que ja veio para aqui comentar o meu blog... Vai la para o North Side, toto! A festa e nossa!

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

nao es so tu, nao es so tu...

10:55  
Anonymous Anonymous said...

Viva os White Sox!! Também fiquei contagiada, apesar de ter ido ver os Cubs (que são uns verdadeiros "nabos") e sentir a sua mística...

Nem comento a justiça no nosso país...

Muito mais interessante: de que cor é o feijãozinho? :))))

all the best

17:09  

Post a Comment

<< Home

Web Counter
Transeuntes equivocados