Friday, October 14, 2005

Oportunidades

Entao eu bato records e ninguem comenta! Nao merecem este vosso dedicado escriba... estao a perder oportunidades.

Mas nao e desta oportunidade que eu queria falar. Queria falar de outra coisa, que me parece ser mais uma oportunidade de ouro a passar ao lado do nosso pais. Triste fado o nosso...

Antes de mais, nao sou particularmente a favor de dar dinheiro para a cultura gratuitamente. Acho bem que se mantenha o Mirandes, que haja dinheiro do Estado utilizado em reparacoes de alguns edificios... mas, de uma maneira geral, o interesse despertado nas populacoes (pagantes) deve ser suficiente para financiar um cantor, um artista plastico ou uma peca de teatro. Se assim nao for, entao e a cultura que esta mal, nao as pessoas. O meu tempo de vida permitiu-me observar a evolucao no grau de sofisticacao das exigencias de financiamento por parte dos artistas, mas nao vi qualquer evolucao em termos de Marketing ou sequer um esforco de aproximar o que se faz do interesse das populacoes. Meus caros, deixem-me que vos informe que Marketing ja e considerado (genericamente) uma forma de ciencia, enquanto o poder reinvindicativo nao e mais que uma magnifica exibicao de incapacidade. (Esta questao do Marketing ser ciencia ou nao, ainda a vou discutir um dia mais tarde, mas deixem-me ter a cadeira primeiro. Tento falar sempre com conhecimento de causa. As vezes consigo! )

No entanto, surgiu aqui uma oportunidade que me fez rever (ou reforcar) a minha logica. A coleccao Berardo esta ai a solta, numa discussao surda com o Governo. 4 mil quadros, com Picasso, Dali, Mondrian, Warhol, Bacon, Rego e uns quantos mais, a espera de solucao (vide
http://dn.sapo.pt/2005/10/14/artes/franca_quer_coleccao_berardo_aguarda.html). Parece uma oportunidade de ouro. Obvio que nao conheco os contornos da polemica, nem o que o dono da coleccao exige. Mas nao e preciso muita criatividade para ver que esta coleccao seria o recheio perfeito para um investimento genero Guggenheim em Bilbao. Esse museu custou cerca de 100 Milhoes de dolares, equivalente a 3 ou 4 estadios, 100 quilometros de autoestrada, menos ainda de TGV. Bilbao, uma cidade feia, industrial, com muita chuva, hoje um dos principais polos turisticos de Espanha. O investimento gerou um volume de ca. de 1 milhao de visitas por ano. 82% dos visitantes foram atraidos pelo museu (!!!), o impacto economico estimado para a regiao foi de 168 Milhoes de Euros (!!!) por ano. (vide http://www.forbes.com/2002/02/20/0220conn.html). Eu ja la estive. Vale a pena. So pelo museu, mas vale a pena.

Se eu tivesse os 100 Milhoes iniciais, nao me custava muito ir de porta a porta negociar um pagamento anual futuro com empresas de hotelaria e outras insitituicoes locais para rentabilizar o investimento e adicionar as receitas das entradas (e pagar as despesas de manutencao).

2+2 sao mesmo 4. Mesmo que muitas vezes nao pareca ou esteja escondido na miopia.

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Pois é, a verdade é que nem sempre é facil comentar os teus posts, devido a alguma complexidade dos mesmos :-), mas gosto dos acompanhar à mesma...LOL

Parabéns pelo recorde...e já agora, começa a pensar seriamente em seguir um caminho mais activo a nível político, porque são ideias e perspectivas como as tuas que são necessárias para este "cantinho à beira-mar plantado" (hoje estou simpática), já para não falar que um político na família dá sempre muito jeito ;-), portanto mãos à obra que um voto pelo menos já tens...LOL

***Bjs Sofia

P.S- Podes ficar descansado que eu consigo fazer o Ricardo também votar em ti....já são dois!!!....mais alguns e ficas eleito ;-)))

18:25  
Blogger LPC said...

Também concordo com a opinião anterior! E da forma como a política anda... bem precisámos de ideias diferentes.

[[]]

05:07  

Post a Comment

<< Home

Web Counter
Transeuntes equivocados