Monday, October 24, 2005

Sports


No meio das minhas varias estupefaccoes em relacao a este pais que tem tanto de incrivel como de estranho, a menos seria de todas, mas nao a menos significativa, e a do fascinio pelo desporto.

Aqui como em todo o lado, o desporto tem um papel enorme no lazer da malta. Mas estes bichos curiosos nao teem 1 desporto nacional. Teem 2 e outros 2 nao tao importantes, mas com mais peso do que seria de supor. Estava habituado a um unico desporto a mover massas e a encher estadios... pois bem, aqui, Baseball e Futebol Americano ocupam iguais partes na imaginacao colectiva desta gente. Mas, maravilhas do Marketing, ocupam tambem fases diferentes do ano. O baseball ocupa a fase da Primavera ao Outono (World Series jogam-se no final de Outubro), o Futebol o Outono-Inverno (Super Bowl joga-se no fim de Janeiro), o Basquetebol do Outono a Primavera (Finais em Maio/Junho), Hoquei no gelo ninguem sabe muito bem, acabou de recomecar depois de 2 anos parado por disputas entre jogadores e donos (tambem nunca ninguem me soube explicar, estas coisas de advogados tambem nao sao para se perceber). Este sistema mantem a adrenalina a mexer, todo o ano e uma fase decisiva e ha sempre enormes discussoes sobre as equipas favoritas. Nunca percebi porque nao e transposta para os nossos desporto "amadores"... Mais uma vez, 2+2 sao mesmo 4...

A juntar a festa, tambem ha o desporto universitario, que tambem mexe multidoes... o College Football e a maior tradicao desta malta, e com direito a enormes transmissoes televisivas, gente a beber cerveja as 9h da manha antes do jogo, tal como se faz em cada universidade pelos EUA fora... por exemplo, Notre Dame, uma universidade cheia de tradicao desportivas, e uma cidadezinha no meio de nenhures no Indiana, Michigan e a universidade com a marca com o maior valor em termos de Marketing (todos se lembram do M nos bones...). Tudo nomes ou imagens mais ou menos familiares a quem segue, ainda que muito remotamente, o desporto nos EUA.

Bem, o vosso portuguesinho tinha que escolher uma equipa de cada desporto (e em cada liga, Profissional ou universitario) para entrar nas discussoes apaixonadas, ou nao fosse eu tambem um "tiffosi" furioso ai no burgo. Cada um tem a sua equipa favorita em cada desporto, as vezes de cidades diferentes (!!!). Um colega meu e fan dos Boston Red Sox e dos Dallas Cowboys, outro dos Philadelphia 49ers e de uma outra equipa de baseball que nao me lembro (ele cresceu na Bay Area, traduzindo, regiao de S.Francisco). Como nao podia deixar de ser, tive de torcer pelos "locais", os Chicago Bulls, os Chicago Bears, os Chicago Blackhawks, os Wildcats (os da minha universidade). Os Bears estao mais ou menos, NBA ainda nao comecou, o Hoquei, ninguem sabe... Mas o Wildcats sao a equipa do momento no Big Ten, acabram de entrar, pela primeira vez em muitos muitos anos, no top-25 das equipas universitarias de College Football. Mais detalhes para compreender melhor isto tudo, visitem a pagina da http://espn.go.com...

Mas restava uma duvida... O Baseball. Qual das duas equipas de Chicago, os Cubs ou os White Sox? Os Cubs sao da parte norte da cidade, mais rica, yuppie, com o seu Lincoln Park a rivalizar com Greenwich Village em NY. Os White Sox sao da parte sul, provavelmente pior ainda que o Bronx... Os Cubs teem uma imagem mais forte, sao a cara de Chicago. Os White Sox sao os parentes pobres, os indefectiveis, um bocado o Boavista no Porto... Mas nem um nem outro ganham nada desde 1918 (os WS) e 1917 (os Cubs). E nenhum ia a final desde 1959 (os WS).

Mas este ano... Os White Sox estao nas World Series! Aprendi a ver e a ficar razoavelmente viciado no jogo, ja sei quem e o Konerko, o Buehrle, o Contreras, o Crede, o Pierzynski, o Dye, e uns quantos mais. E dou por mim a ver inning apos inning na TV e a torcer com toda a minha forca pelo Pitcher e a celebrar os Strikes como qualquer verdadeiro White Sox. Esta claro qual acabei por escolher... O certo e que os White-Sox estao a ganhar por 2-0 aos Houston Astros, so faltam dois jogos para eu me juntar a festa no South Side (com um colete de balas, de preferencia...)

Go Sox!!!!

4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

JM

Hoje resolvi ligar o MSN ao fim de uns belos meses de abstinencia e Pumba, encontro esta perola que e o teu blog.

Podia continuar a elogiar o teu site, mas prefiro elogiar-te a ti, e congratular-me (este portugues caro dos Olivais) por ver que estas a curtir dPM e continuas a encontrar o copo sempre mais do que cheio!

Nao te ponhas a pau e ainda recebes uma visita que te lixas!

Abraço
Sergio

16:29  
Anonymous Anonymous said...

Pois é, com que entao temos mais um fanatico do baseball. Em relação à equipa de Chicago acho que optas-te pela que trará mais felicidades, mas é tb a que tem menos mística. Apesar dos Cubs viverem dos seus fãs (que apenas gostam de copos e de ir ver as americanas ao Wrigley) são os que têm mais mística. Seria no minimo engraçado ver uma equipa tão má fazer história, mas isso são outros sonhos. De qq forma se tiveres oportunidade de ir ao Wrigley Field não percas porque vale a pena ver o carnaval...

Grd abraço
Continua em grande
G.

P.S.: Em relação ao teu blog "Para quem tem a mania que estou de féria..." só tenho um comentário: não enganas ninguém...

01:13  
Anonymous Anonymous said...

Chicago Bulls, os Chicago Bears, os Chicago Blackhawks, os Wildcats!!!!!
Dentro das tua escolha de equipas, não imaginava que nem sequer pensaste no futebol(soccer). Como é, já te vendeste aos desportos americanos e esqueceste os nossos!?!?!?
Ao menos escolhe uma equipa de futebol para torcer, nem que seja de mulheres

Um grande abraço, primo

p.s. continuação de boas férias

18:17  
Anonymous Anonymous said...

Olá... desculpa a invasão... mas andava no google á procura de algo sobre os chicago white sox... e vim parar aki.... falas pouco sobre eles... será k há alguma forma de eu saber mais sobre eles? tipo... história... sobre o ano em k o michael jordan entrou na ekipa... e coisas dentro disso?? se poderes responder... agradeçia... fica bem!

11:18  

Post a Comment

<< Home

Web Counter
Transeuntes equivocados